Um homem ficou ferido na noite desta sexta-feira (16) após uma colisão entre duas motocicletas na BR-412, no trevo do posto de Conrado, em Monteiro.
De acordo com as informações apuradas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro a um homem de 67 anos. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Monteiro, onde permanece sob avaliação médica.
O outro condutor envolvido no acidente sofreu apenas escoriações leves e não precisou ser levado para unidade hospitalar.
As causas da colisão ainda não foram esclarecidas. O trânsito no local ficou parcialmente comprometido durante o atendimento à ocorrência.
A reportagem segue acompanhando o caso e trará novas informações a qualquer momento.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar nesta sexta-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
A data de divulgação das notas individuais do exame foi tornada pública a 10 dias do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Diferente da edição de 2024, o edital do Enem 2025 não informava quando as notas seriam disponibilizadas.
Os gabaritos das provas, que indicam as respostas corretas, já estão disponíveis. Falta, apenas, a disponibilização da pontuação por área do conhecimento e da redação para os participantes.
As notas estarão disponíveis na página do participante e devem ser acessadas utilizando o login gov.br (CPF e senha).
A prova, aplicada em novembro do ano passado, é usada para aprovar estudantes em universidades por meio de processos seletivos que estão prestes a começar. Os estudantes podem usar as notas para ingressar no ensino superior por meio de uma vaga pelo:
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
Com: Blog do Bruno Lira.
Blog Cacimbinha News
OPERAÇÃO CARRO-PIPA:
Hoje: 16/01/2026
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em nota enviada nesta quinta-feira (15), negou atraso no pagamento dos pipeiros da Operação Carro-Pipa. A pasta esclareceu que a destinação do recurso está em dia.
“O recurso destinado ao Exército Brasileiro para pagamento dos prestadores de serviço da Operação Carro-Pipa está em dia. Lembramos que o papel do MIDR é somente a destinação do recurso; a empregabilidade fica por conta do Exército Brasileiro”, frisa o Ministério em nota.
Anteriormente, o 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, responsável pela operação e pelo repasse do pagamento na Paraíba, informou à reportagem que aguardava “a descentralização dos recursos” do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para regularizar o atraso no salário.
Segundo o Exército, todos os processos administrativos para os repasses foram feitos e agora espera a chegada da verba para proceder com a transferência.
“Todos os procedimentos administrativos que cabem ao Escritório Regional da Operação Carro Pipa na Paraíba já foram realizados e estamos aguardando a descentralização dos recursos para efetivar o pagamento”, diz em nota.
A reportagem provocou, novamente, o 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro em relação ao posicionamento do Governo Federal. Até o momento, não houve retorno.
Entenda
Motoristas que atuam na Operação Carro-Pipa denunciaram, nesta quinta-feira (15), o atraso no pagamento dos serviços desde outubro do ao passado na Paraíba. Diante desse cenário, os trabalhadores ameaçam paralisar as atividades nas próximas semana.
Sem receber o dinheiro como está previsto no contrato, há profissionais que temem que a situação financeira se agrave, como desabafou um motorista. Com medo de represália, eles preferem não se identificar.
“Eu tenho até vergonha de dizer que sou pipeiro. O caba (sic) está com cartão atrasado, matrícula de filho para fazer, livro, material escolar. Ai está aí, uma p&*A dessa. A gente só faz trabalhar e ajeitar caminhão, vai levando a Operação Carro-Pipa nos peitos. Nós que estamos financiando, quem está financiando a Operação Carro-Pipa somos nós, os próprios pipeiros”, disse.
No Sertão da Paraíba, a preocupação é que o cenário de escassez e racionamento de água em algumas cidades aumente ainda mais a crise. Na região entre Sousa, Marizópolis e Cajazeiras são cerca de 500 caminhões que devem parar as atividades por falta de recursos.
De acordo com o vereador Vinícius Gomes, de Marizópolis, a falha também atinge a cadeia econômica de forma direta e indireta. Segundo o parlamentar, oficinas, casas de pneus, mercadinhos, açougues e postos de combustíveis também estão sendo impactados com os atrasos.
EXCLUSIVO: São João do Tigre vive um novo momento na área da saúde pública. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, revelam uma queda expressiva na taxa geral de mortalidade do município, evidenciando os avanços obtidos com investimentos, ampliação de serviços e fortalecimento da rede de atendimento à população durante a gestão do prefeito Marcio Leite.
Em 2020, o município contabilizou 62 óbitos no total, sendo 41 por residência (no domicílio) e 21 por ocorrência na rede hospitalar. Já em 2025, esse número caiu para 25 óbitos, dos quais 17 ocorreram por residência e apenas 8 em unidades hospitalares. A redução representa uma queda de 59,67% em relação a 2020.
Outro dado que chama atenção é a taxa de óbitos por mil habitantes. Em 2020, São João do Tigre registrava 14,54 óbitos por mil habitantes. Em 2025, esse índice caiu para 5,74, reforçando a melhoria significativa nos indicadores de saúde e na qualidade da assistência prestada à população.
Para o secretário municipal de Saúde, Elisandro de Andrade, os números refletem um trabalho planejado e comprometido com a vida.
“O dado que faz todo o esforço valer a pena. Quando assumimos o compromisso de cuidar da saúde de São João do Tigre, sabíamos que o desafio era grande. Mas os números oficiais do Ministério da Saúde acabam de confirmar: estamos no caminho certo.”
O secretário destacou ainda que a redução da mortalidade está diretamente ligada à ampliação dos serviços ofertados.
“Garantimos o maior volume de exames laboratoriais e clínicos da história, a maior quantidade de consultas e procedimentos de média e alta complexidade, além da realização do maior número de cirurgias de todos os tempos. Também trouxemos especialidades médicas para o território municipal.”
Outro marco importante foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 2025, fortalecendo o atendimento em situações de urgência e emergência.
“O SAMU reforça nossa capacidade de resposta rápida e, sem dúvidas, contribuirá ainda mais para que nossa população viva mais e melhor”, completou Elisandro.
O prefeito Márcio Leite também destacou que os números comprovam um modelo de gestão que tem gerado resultados concretos em todas as áreas da administração.
“Esses dados só vêm confirmar que São João do Tigre vive um novo tempo. Temos um modelo de gestão que avança na qualidade de vida da população em todas as áreas, e na saúde não poderia ser diferente. Cuidar das pessoas sempre foi e continuará sendo prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Serra Branca, emitiu um alerta à população sobre a intensificação do combate à poluição sonora e às irregularidades no trânsito do município. O aviso ressalta o aumento de fiscalizações, penalidades e responsabilizações para condutores e responsáveis por menores envolvidos em práticas perigosas.
De acordo com o comunicado, a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram acionados para reforçar blitzes e vistorias em dias e horários estratégicos. Condutores flagrados com descargas livres ou silenciadores inoperantes poderão responder com multa, retenção e remoção do veículo ao pátio, cuja liberação dependerá da regularização total do equipamento.
Além das sanções administrativas, o Ministério Público lembrou que a modificação de escapamentos para gerar ruídos excessivos pode caracterizar crime ambiental, conforme prevê o artigo 54 da Lei nº 9.605/1998. A prática pode representar poluição sonora e causar danos à saúde da população. Também foi destacado que a perturbação do sossego alheio é considerada contravenção penal, sujeita a multa e até prisão.
O alerta se estende ainda aos pais e responsáveis. Segundo o MP, há registros de adolescentes conduzindo motocicletas de forma arriscada e realizando manobras perigosas, como empinar o veículo em vias movimentadas. A Promotoria enfatizou que os responsáveis que permitem a condução de veículos por menores não habilitados podem responder tanto criminal quanto administrativamente.
Por fim, o órgão recomendou que as denúncias sejam formalizadas diretamente à Polícia Militar, por meio do telefone 190, no momento da ocorrência da perturbação. O Ministério Público destacou que reclamações em redes sociais não substituem o registro oficial de denúncias e assegurou que continuará cobrando das autoridades policiais ações efetivas para garantir o sossego público e o cumprimento das leis de trânsito em Serra Branca.
O cantor de forró Raí Saia Rodada passou mal e foi internado em um hospital de Mossoró, no Oeste potiguar, na noite de quarta-feira (14). A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (15) pela assessoria do artista.
Em nota, o escritório que gerencia a carreira de Raí afirmou que ele teve um mal-estar e foi encaminhado à unidade de saúde por precaução.
"Raí foi prontamente atendido pela equipe médica, encontra-se bem e realiza exames de rotina, seguindo todos os protocolos necessários. O cantor agradece o carinho, a preocupação e as mensagens recebidas", diz a nota.
O texto também informa que, em breve, o cantor retomará sua agenda de shows.
Nas redes sociais, o cantor postou a participação em shows, nesta quarta-feira (14), no município de Caraúbas, também na região Oeste potiguar.
O Distrito de Cacimbinha, na zona rural de São João do Tigre, será o centro das atenções do futebol amador nos próximos dois finais de semana com a realização do Torneio de Futebol da Cacimbinha. A competição promete muita emoção, rivalidade saudável e casa cheia, reunindo equipes tradicionais do município.
Ao todo, oito equipes estarão em disputa. A primeira fase eliminatória acontece neste próximo domingo, dia 18, enquanto a fase decisiva será realizada no dia 24 de janeiro, com os confrontos das semifinais e a grande final que definirá o campeão do torneio.
Participam do Torneio de Futebol da Cacimbinha as equipes do Tabajara, Juvenil, Sevilla, Santa Maria, União, São Paulinho, Os Vaqueiros e Juventus, todas representantes do município de São João do Tigre, reforçando a força do futebol local.
O torneio conta com o apoio e a realização da Prefeitura Municipal de São João do Tigre, através do prefeito Márcio Leite, e com todo o suporte da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, sob a coordenação do secretário Lucélio Marchi.
Com a expectativa de jogos bastante disputados e um grande público acompanhando de perto cada lance, o futebol amador da Cacimbinha promete ser um dos grandes destaques esportivos do município neste início de ano.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (15) que a safra agrícola 2025/26 deve produzir a maior safra de alimentos da história do Brasil, algo em torno de 353,1 milhões de toneladas. A soja continua sendo o alimento mais cultivado no país e destinada, principalmente ao abastecimento da agroindústria de rações para animais. Mas, apesar da maior oferta no campo, os consumidores não sentem o alívio no bolso.
O cenário econômico para a alimentação dos brasileiros nos próximos meses aponta para uma inversão significativa nos vetores de pressão inflacionária. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam para uma "troca de guarda": enquanto o arroz foi o grande responsável pela deflação na cesta básica em 2025, as carnes devem assumir o protagonismo das altas de preços neste ano, impulsionadas pela reversão do ciclo da pecuária, um período em que o volume de boi gordo cai, elevando os preços.
O mercado já aguardava a reversão do ciclo pecuário em 2025, mas o setor conseguiu manter a oferta em alta, gerando uma estabilidade dos preços da carne. Durante o ano, o grupo carne bovina acumulou um aumento de 1,22% segundo o IBGE, Mas, apenas emdezembro, as carnes subiram 1,48%,um índice superior à inflação de todo o mês. Cortes populares no varejo, como ocontrafilé, registraram altas superiores a 2,30% em apenas 30 dias.
Em contrapartida, o arroz foi o item que aliviou o bolso do consumidor no ano passado. Em algumas regiões, como Campo Grande (MS), a queda no preço do cereal chegou a ultrapassar 30%, fruto de uma superoferta que ajudou a segurar os índices gerais de inflação. Os produtores de arroz, porém, ficaram desestimulados com preços tão baixos e reduziram os plantios nesta safra.
O ciclo pecuário e a alta da carne
A virada de chave para 2026 não é um evento aleatório, mas sim uma consequência direta do funcionamento do mercado pecuário. O principal fator para a alta projetada da carne bovina é o chamado "ciclo pecuário". Nos últimos anos, oBrasil viveu uma fase de descarte de matrizes, o que aumentou a oferta de carne no mercado interno e segurou os preços. Agora, o cenário se inverteu.
Segundo análises do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o momento é de retenção de fêmeas, ou seja, é quando o pecuarista, visando a rentabilidade futura, deixa de enviar a vaca para o abate para utilizá-la na reprodução e gerar novos bezerros.
O resultado imediato dessa estratégia é a "oferta limitada".Com menos animais disponíveis para os frigoríficos, o preço da arroba do boi gordo sobe.Esse custo, inevitavelmente, é repassado ao varejo e chega à mesa do consumidor.
O aumento na demanda por aves e suínos pressiona os preços dessas categorias, gerando uma inflação generalizada no setor de proteínas. Mesmo com custos de produção mais estáveis, devido à safra maior de grãos, a lei da oferta e da procura deve ditar o ritmo de alta para essas carnes em 2026.
Além disso,o arroz não deve repetir o feito deflacionário.Coma projeção de uma quebra de safra de aproximadamente 13% para este ano, o grão deve passar por uma correção de preços para recuperar margens, deixando de servir como âncora para o índice inflacionário.
Essa combinação cria um cenário desafiador: o alimento que ficou barato (arroz) para de cair, e o item de maior peso no orçamento das famílias (carne) entra em ciclo de alta, configurando um ano de atenção redobrada para o planejamento doméstico.
Paraibano se tornou um dos principais nomes do humor no Brasil e deixou legado artístico para o filho.
O dia 14 de janeiro de 2026 marca os 10 anos da morte de Shaolin, ator e comediante paraibano considerado um dos principais nomes do humor no Brasil. O g1 relembra nesta reportagem a trajetória de vida, carreira, o acidente e a luta pela vida travada por Shaolin, que morreu em 2016 aos 44 anos.
Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin, ficou conhecido nacionalmente pela irreverência. Com um humor iOnconfundível, o paraibano dominava a arte da imitação e conseguia arrancar gargalhadas do público e de outros artistas de quem ficou amigo.
Nomes como o também humorista Tom Cavalcanti, a apresentadora Ana Hickmann e os cantores Leonardo e Joelma, são alguns da classe artística brasileira que mantiveram amizade com Shaolin em vida.
O paraibano arrancou gargalhadas de milhões de brasileiros em programas de TV como o Domingão do Faustão. Inspirou milhares de humoristas a encontrar no riso a força para seguir em frente.
Em 18 de janeiro de 2011, Shoalin sofreu um acidente de trânsito, em Campina Grande. Aos 39 anos, o humorista dirigia uma Pajero na BR-230, por volta das 23h30, quando o carro foi atingido na lateral por um caminhão que manobrava no acostamento da estrada. O veículo que Shaolin estava capotou e saiu da pista.
O ator deu entrada por volta da meia-noite no Hospital Regional de Campina Grande, e foi transferido em seguida para o Hospital Antônio Targino, onde foi diagnosticado um traumatismo craniano e identificado um grave ferimento no braço. Ele viajava para cumprir uma agenda de shows.
Luta pela vida
Corpo do humorista Shaolin sendo enterrado — Foto: Artur Lira/G1 PB
O acidente deixou Shaolin em coma. Por cinco anos, o comediante interagiu com a família apenas através de expressões faciais e por meio do olhar.
As evoluções passaram por um processo longo e gradativo, mas o humorista se manteve consciente e esforçado para se comunicar durante o tratamento médico que recebia em casa.
Em 2016, após algumas complicações, os médicos detectaram um quadro de infecção pulmonar, que se agravou e ocasionou a morte de Shaolin em 14 de janeiro.
Legado
Shaolin imitando a cantora Joelma em show — Foto: Reprodução/TV Paraíba
O filho de Shaolin, Lucas Veloso, seguiu os passos do pai no mundo artístico. Desde a adolescência Lucas participa de produções audiovisuais e coleciona momentos em programas de TV, assim como o pai.
Atualmente, ele segue atuando como ator, humorista e influenciador digital. Frequentemente Lucas homenageia o pai nas redes sociais, relembrando a importância dele para a cultura paraibana.
“Fácil de se amar”, é com essa frase que o humorista Nairon Barreto, conhecido como Zé Lezin, explicou como era a pessoa de Shaolin. Humoristas contemporâneos, Nairon, para a Rede Paraíba de Comunicação, disse que Shaolin era um profissional irretocável e uma pessoa que fazia questão de ajudar quem era próximo dele.
“Falar de Shaolin, como profissional e artista, (ele era) irretocável. Como amigo, um cara que tinha um coração daquele tamanho, sempre foi um cara de ajudar as pessoas. A gente sempre se encontrava nas TVs da vida e o carinho sempre foi muito grande”, disse Nairon Barreto, conhecido como Zé Lezin.
William Medeiros, ilustrador e designer amigo pessoal de Shaolin, completa que o artista era muito talentoso. Segundo William, Shaolin começou a carreira desenhando, em jornais, até descobrir “o dom da imitação” e ficar conhecido em todo o país.
“São dez anos já que ele se foi, tive a oportunidade de ter contato com ele até os últimos dias e fica a saudade de um cara que fez a diferença não só como amigo e pessoa, mas como talento, e que orgulhou muito a todos nós aqui da Paraíba”, disse William.
O Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, atingiu nesta terça-feira (13) 40,26% da sua capacidade total. Apesar do volume ainda considerado estratégico, o manancial vem apresentando queda gradual no nível e iniciou o novo ano sem receber nenhuma recarga proveniente das chuvas, o que acende o alerta para o comportamento do reservatório nos próximos meses.
O açude é fundamental para o abastecimento hídrico de Campina Grande e de outros 20 municípios do Compartimento da Borborema, garantindo segurança no fornecimento de água para a região.
Além do papel essencial no abastecimento atual, o reservatório também deverá, em breve, reforçar a Adutora TransParaíba, que levará água a cidades do Curimataú paraibano, ampliando o alcance do sistema hídrico estadual.
É importante destacar que o açude segue recebendo uma pequena cota d’água da Transposição do Rio São Francisco. As águas chegam ao reservatório pela calha do Rio Paraíba, contribuindo para minimizar as perdas e favorecer a recuperação gradual do volume armazenado.
A capacidade total do Açude Epitácio Pessoa é de 466.525.964 metros cúbicos, o que reforça sua relevância como um dos principais mananciais da Paraíba e peça-chave na política de segurança hídrica do estado.
Um empresário do município de Monteiro, que prefere não se identificar, denunciou ter sido vítima de um golpe que resultou em prejuízo superior a R$ 100 mil após ter seu cartão de crédito clonado e utilizado sem autorização.
De acordo com relato do empresário, as transações fraudulentas teriam ocorrido ainda em dezembro de 2025, mas só foram percebidas na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, após o recebimento de uma notificação no celular informando sobre movimentações anormais.
Segundo dados repassados pela operadora do cartão, as compras foram realizadas presencialmente em outro estado. O caso chamou atenção porque o cartão da vítima não possuía limite compatível com o valor total debitado, o que gerou indignação e questionamentos por parte do empresário.
“Quando fazemos compras de valores populares, a operadora liga imediatamente. Como liberam uma compra desse tamanho, sem limite e sem sequer me comunicar?”, lamentou a vítima ao registrar o caso.
O empresário afirmou ainda que não reconhece nenhuma das transações e que sequer esteve no local em que as compras foram registradas.
Após identificar o golpe, a vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil de Monteiro e formalizou um boletim de ocorrência, enquadrando o caso como fraude eletrônica, prevista no artigo 171, §2º-A do Código Penal Brasileiro.
A Polícia Civil abriu investigação para tentar identificar os responsáveis e mapear o caminho das operações financeiras realizadas com o cartão clonado.
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, disse que vai apresentar uma solução “em poucas semanas” após quase 10 toneladas de peixes mortos retiradas do Açude Velho, cartão-postal da cidade. As declarações foram dadas para a TV Paraíba e foi a primeira vez que ele falou sobre o caso.
Uma reunião na segunda-feira (12), entre várias secretárias, como da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Secretaria de Obras de Campina Grande (Secob), discutiram ações emergenciais e a longo prazo para lidar com o problema. Entre as ações, estão a retirada dos peixes e o lançamento de uma licitação para requalificar o Açude Velho.
“(Vamos ter) a construção de soluções, como o que vem sendo construído pelas equipes da prefeitura, em especial a Secretaria de Planejamento, Obras, e Serviços Urbanos, junto com muitos parceiros, dentre eles, o principal, a UFCG, para dentro de pouco tempo, poucas semanas, nós podermos apresentar uma solução definitiva para um dos maiores e principais problemas da história recente de Campina”, disse.
Em relação a parceria citada pelo prefeito com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) diz respeito a parte do projeto de requalificação para viabilizar a dragagem do reservatório, para melhorar a qualidade da água e reduzir o acúmulo de sedimentos.
A Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) investigam a aparição de peixes mortos no Açude Velho. As informações foram confirmadas pelos dois órgãos para a Rede Paraíba. A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) também acompanha o caso.
De acordo com a Polícia Civil, o inquérito aberto na corporação investiga a possibilidade de crime ambiental. Uma perícia está sendo realizada no Açude Velho para saber se houve responsabilidade humana intencional no caso.
No âmbito do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a investigação é mais ampla e acontece desde a instauração de um inquérito civil em 11 de novembro, pelo promotor do Meio Ambiente de Campina Grande, Hamilton de Souza Neves. O inquérito investiga o despejo irregular de esgoto no Açude Velho e também os peixes mortos.
Peixes mortos no açude é um fato conhecido, diz prefeito
Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, deu as primeiras declarações sobre os peixes mortos no Açude Velho — Foto: TV Paraíba.
Um outro ponto abordado por Bruno Cunha Lima foi que o aparecimento de peixes mortos não é algo novo e é bem conhecido pela prefeitura. Ele citou que isso aconteceu, inclusive, em outro município, citando a cidade de Patos, no Sertão.
“Estamos diante de um fato conhecido, um fato chamado eutrofização, que em resumo é a redução dos índices de oxigênio, da disponibilidade de oxigênio nas águas desses reservatórios, em especial em razão da evaporação. a redução dos níveis de água dos reservatórios pelo calor, pela evaporação, pela pouca chuva que nós tivemos ao longo dos últimos meses e isso causa uma maior concentração de materiais, reduz a disponibilidade de oxigênio e leva os peixes a morte. Nas últimas horas, inclusive, foi registrado em outros reservatórios, como o açude na fazenda Maria da Luz, agora no mês de dezembro também na cidade de Patos”, disse.
A declaração de Bruno Cunha Lima vai ao encontro da declaração dada pela coordenadora de Meio Ambiente de Campina Grande, Liliam Ribeiro, em entrevista à TV Paraíba, que explicou que o fenômeno é frequente na cidade.
“Nós estamos trabalhando com a hipótese de um fenômeno natural chamado de circulação vertical. No domingo, quando iniciou esse processo [de mortes dos peixes] aqui em Campina Grande, nós tivemos uma ventania muito forte. Como a lâmina de água está baixa no açude, por questão do verão e da evaporação excessiva, essa circulação [de ar] faz com essa pouca água circule fortemente, o que provavelmente levantou a lâmina de esgoto, do material orgânico depositado no fundo deste açude. Provavelmente esta movimentação liberou alguns gases que fizeram com que houvesse essa mortandade de peixes exacerbada”, afirmou.
Conforme a coordenadora, equipamentos para oxigenar a água já foram adquiridos e vão ser utilizados no local para tentar mitigar os problemas relacionados aos peixes.
“Os aeradores já foram adquiridos, estamos só esperando as empresas entregarem, ou seja, é a curto prazo. A gente sabe que precisa investigar fundo, se há um depósito irregular de esgoto, para que a gente não fique enxugando gelo, se a gente não for na fonte e cortar o problema, isso vai se repetir mais cedo ou mais tarde”, disse
Cartão-postal de Campina Grande
Mais de 5 toneladas de peixes mortos já foram retiradas do Açude Velho, em Campina Grande — Foto: Artur Lira/TV Paraíba
O Açude Velho é o principal cartão-postal de Campina Grande mas não abastece a cidade. O local recebe água poluída dos canais que desaguam na região.
Apesar de ser poluído, o Açude Velho possui um valor histórico para Campina Grande já que foi construído em um período de seca extrema e chegou a abastecer a região. Atualmente, a cidade é abastecida pelo Açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão.