Começa na manhã desta quinta-feira (1º) em João Pessoa mais uma edição da campanha "Outubro Rosa". Uma caminhada, que está prevista para começar por volta das 9h30 da manhã, marca o início das atividades do mês de conscientização para a luta contra o câncer de mama. Autoridades, profissionais da saúde, representantes de ONGs e a população em geral são esperadas na caminhada.
A concentração será na sede do Centro do Diagnóstico do Câncer (CEDC) na Av. Duarte da Silveira, no Centro, e a saída está prevista para as 9h30, em direção à sede da SES, na Av. Pedro II, na Torre, onde será realizada a abertura oficial, com apresentação do grupo Prima e um café da manhã. Durante a concentração, terá um mastologista do CEDC, dando informações sobre prevenção.
A campanha acontece todos os anos em todo estado para incentivar as mulheres a procurarem as Unidades de Saúde da Família (USF), dos seus municípios e realizarem exames de mamografia de rastreamento. O alvo da campanha são mulheres na faixa etária de 50-69 anos e busca prevenir contra o câncer de mama, o que mais acomete as mulheres, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento.
“A mamografia fora desta faixa etária, também pode ser realizada para efeito de diagnóstico, desde que a paciente apresente sintomas ou histórico de câncer na família e é feita conforme solicitação médica”, explicou a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Flávia Barbosa.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O propósito é chamar a atenção para a importância do cuidado com o corpo, com ênfase nas mamas, por parte das mulheres.
De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, durante todo o mês de outubro, o Centro do Diagnóstico do Câncer oferecerá atendimento às mulheres com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama, para acompanhamento e encaminhamento aos serviços especializados, quando necessário. O Centro recebe toda a demanda do estado e conta com profissionais para os procedimentos de diagnósticos, além de laboratórios de citologia e patologia que auxiliam na confirmação do diagnóstico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário