quarta-feira, 4 de março de 2020

Por que fevereiro de 2020 teve chuvas acima da média no Sudeste?



A ausência de variações de temperatura no Oceano Atlântico e o aquecimento global explicam as fortes chuvas que atingiram a região sudeste do Brasil em fevereiro de 2020, segundo especialistas consultados pelo G1. Neste mês, as quatro capitais da região apresentaram índices de precipitações acima da média histórica.

Os destaques foram:

·  São Paulo registrou o maior índice acumulado de chuvas em fevereiro desde o começo das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943;
·  Rio teve o maior índice no mês desde 1996;
·  Belo Horizonte teve a maior marca desde 2014;
·  e Vitória também registrou valor acima da média, embora em fevereiro deste ano tenha tido menos   chuvas que no mesmo mês em 2019.

Segundo o meteorologista Cesar Soares, o aumento de chuvas na região pode ser explicado pela falta de variações de temperatura no oceano – essas alterações teriam afastado frentes as frias que causam concentração de tempestades, explica ele.

"As frentes frias vêm, provocam as chuvas – porque o verão é uma estação naturalmente chuvosa –, e depois se afastam para o alto mar. Sem as variações de temperatura, elas ficaram mais paradas na costa do sudeste de maneira geral e provocaram chuva por um período maior", diz o meteorologista.
A meteorologista Daniela Freitas explica que as temperaturas do oceano Atlântico deveriam variar entre quente e fria e, neste ano, não estão esquentando como o esperado. Em consequência das temperaturas mais baixas, as frentes frias que passam pelo litoral do Sudeste ficam estacionadas na região. Isso faz com que haja canalização de umidade na região, o que leva à formação de nuvens carregadas.

A falta de variação das temperaturas no oceano neste ano não decorre de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña, mas por condições que regularmente ocorrem.
Até a manhã desta terça-feira (3), 16 pessoas morreram em decorrência de fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O motivo das chuvas das últimas 24 horas é a soma dos fatores:

·   Intensificação de ventos em médios níveis da atmosfera
·   Formação de dois sistemas de baixa pressão
·   Formação de sistema de alta pressão no oceano Atlântico

Para a cientista Márcia Zilli, que estuda o padrão de chuvas da região Sudeste com base em dados dos últimos 70 anos, o aquecimento global também é um dos fatores. O fenômeno, ao mesmo tempo em que diminui os períodos chuvosos, aumenta sua intensidade.

Por G1
Postado por: Cacimbinha News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal prende piloto de aeronaves em João Pessoa

  Polícia federal TRÁFICO INTERNACIONAL: Publicado hoje, 15/05/2024 A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (15), um piloto d...