sábado, 18 de julho de 2020

Chuvas derrubam muro, árvore e alagam ruas em João Pessoa



As fortes chuvas registradas em João Pessoa entre as 18h dessa sexta-feira (17) e as 10h deste sábado (18) causaram alagamentos, queda de um muro e de uma árvore em alguns bairros. Uma família precisou ser retirada de uma casa que teve a estrutura comprometida.

Leia também:

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) contabilizou 74 milímetros (mm) de chuvas na cidade, enquanto a medição da Defesa Civil Municipal identificou 83 mm. Essa variação nos dados pode ocorrer devido às diferentes localidades onde a medição dos índices é feita. Os valores correspondem a cerca de 30% do total de 236,6 mm esperados para julho em João Pessoa.

Ocorrências:

Entre as ocorrências identificadas pela população, houve o registro de um buraco em uma rua do Grotão, alagamentos no Valentina e no Esplanada, onde um carro ficou submerso, e a queda de uma árvore no bairro da Torre. Os relatos de moradores com esses casos foram postados em vídeos no Instagram do repórter Emerson Machado, da TV Correio.
A Polícia Rodoviária Federal informou ao Portal Correio que, até as 10h deste sábado (18), não foram registrados acidentes em virtude das chuvas. A Comunicação do Corpo de Bombeiros não atendeu as ligações para informar se houve algum chamado de emergência por conta do mau tempo.
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, divulgou um vídeo no qual relata que uma casa teve a estrutura comprometida e precisou ser interditada, no Cuiá, após um deslizamento de barreira. “Uma equipe da Defesa Civil foi ao local e deu toda a assistência aos moradores atingidos”. Ele explicou ainda que houve problemas com uma fossa no bairro do Cristo e a queda de um muro em Paratibe.
“Na população ribeirinha, até o presente momento, não houve chamados. Nós temos realizado um trabalho preventivo há sete anos com limpeza de rios, retirada de famílias em situação de risco que são deslocadas para os novos residenciais construídos pela prefeitura. No entanto, existem ocupações irregulares onde há mais riscos neste período chuvoso”, disse Noé Estrela.

Tempo:

Segundo a mateorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas são normais para esta época do ano na parte leste do estado. “Aglomerados de nuvens se deslocam do oceano à costa e provocam as chuvas”.
O litoral concentrou a maior parte das chuvas registradas nas últimas 24 horas no estado, sendo Baía da Traição (86,1 mm) e Cruz do Espírito Santo (84,6 mm) as cidades com mais precipitações na região. Marle Bandeira explicou que também houve chuvas no Agreste e Brejo da Paraíba, mas em menor intensidade.
A previsão do tempo da Aesa ainda indica chuvas na parte leste do estado, mas com intensidade bem menor que a registrada nas últimas 24 horas. Na parte oeste, a previsão aponta sol entre nuvens. As temperaturas na Paraíba devem variar entre 17ºC e 33ºC.

Emergência:

Em caso de emergência provocada por chuvas, a população pode ligar para a Defesa Civil no telefone 0800 285 9020, em João Pessoa, ou 199 em todo o estado. O Corpo de Bombeiros também recebe chamados para esses casos, no telefone 193, e a PRF nas rodovias federais, para casos de acidentes, através do 191.

FONTE: PORTAL CORREIO
POSTADO POR: CACIMBINHA NEWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraíba registra o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, segundo CNC

  Cartões de créditos PARAÍBA: Publicado hoje, 14/05/2024 A Paraíba apresenta o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, com 5,...