domingo, 14 de abril de 2024

Estudante quilombola aprovada em medicina veterinária na UFCG festeja: 'Levar adiante o nome do quilombo'

Fotos: Arquivo pessoal
PARAÍBA:

Publicado hoje, 14/04/2024

As estudantes Ana Luiza Costa e Rennally de Sousa Costa foram aprovadas nos cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), respectivamente. Elas são descendentes de quilombolas do Quilombo Cantinho, localizado na zona rural de Serra Branca, no Cariri paraibano.

As meninas estudaram na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Senador José Gaudêncio, do município de Serra Branca. Ambas concorreram nas vagas de cotas para candidatos autodeclarados quilombolas e foram selecionadas pela primeira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024, divulgado na última segunda-feira, 1º de abril.

Ana Luiza participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, e obteve a nota 900 em redação. Ela aproveitou as notas e fez a inscrição no SISU para concorrer à vaga de cotas e conseguiu obter a aprovação já na primeira chamada.

Para auxiliar na preparação para as provas e a redação, Ana apostou nos estudos na escola juntos aos professores e aproveitou as aulas e eventos dos programas Se Liga no Enem e do Desafio Nota Mil, ambos promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, do Governo da Paraíba.

“Fiquei muito surpresa e feliz, pois era algo que almejava demais. Eu estudava durante boa parte do dia, e focava sempre nas matérias de mais incidência. Agora já estou organizando minha documentação e vou me esforçar para conseguir êxito na universidade, e levar o nome do Quilombo sempre comigo”, relatou a estudante.

Rennally de Sousa Costa também aproveitou suas notas no Enem e garantiu a vaga no curso de Medicina Veterinária na UFCG. “Me preparei estudando por vídeos do YouTube do Se Liga no Enem, fazendo resumos e participando do Desafio Nota Mil, que me ajudaram muito”, comentou.


Com: ClickPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraíba registra o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, segundo CNC

  Cartões de créditos PARAÍBA: Publicado hoje, 14/05/2024 A Paraíba apresenta o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, com 5,...