quinta-feira, 17 de julho de 2025

“Sob o Mesmo Céu”: primeiro longa de Ana Bárbara Ramos inicia expedição de filmagens na Paraíba em busca dos rastros de um filme perdido


NA PARAÍBA:

Atualizado em: 17/07/2025

A primeira etapa da expedição de filmagens do longa-metragem Sob o Mesmo Céu, de Ana Bárbara Ramos, teve início nesta segunda-feira, 15 de julho, no município de Princesa Isabel, e seguirá até o dia 27, passando também pelas cidades de Maturéia e Monteiro. O projeto marca a estreia da diretora em longas-metragens e propõe uma cartografia sensível da Paraíba a partir da memória de um filme desaparecido do cineasta paraibano Walfredo Rodriguez.

Realizado no final da década de 1920, o filme Sob o Céu Nordestino foi enviado por Walfredo à França para sonorização, mas nunca retornou ao Brasil. Restaram apenas 24 minutos silenciosos dessa obra, considerada uma das primeiras produções cinematográficas do estado. Cem anos depois, Sob o Mesmo Céu resgata os vestígios desse longa-metragem e o diário de bordo do cineasta como pontos de partida para uma nova travessia audiovisual.

Com um olhar contemporâneo, o documentário ensaístico dialoga com o passado ao percorrer as paisagens registradas por Walfredo, criando um palimpsesto de imagens, sons e memórias. A proposta da diretora é construir um filme que entrelace tempos e territórios, buscando ressonâncias e vozes atuais que revelam uma Paraíba fértil, inventiva e resiliente.

“De forma muito simples, Sob o Mesmo Céu é uma tentativa de reparação histórica e simbólica ao filme de Walfredo. Vou refazer a rota, mas não para repetir o caminho, e sim para criar desvios, encontrar novas pessoas, escutar outras histórias e filmar uma Paraíba que se transforma sem perder suas raízes”, afirma Ana Bárbara.“Os personagens foram escolhidos para compor uma cartografia que estou chamando de ‘olhos de invenção’ — olhos que veem além, que criam outras possibilidades, que inventam outros mundos. Esse filme é também um lugar de encontro”, complementa a diretora.

Inspirado na tradição do cinema ensaístico, especialmente nas obras de Agnès Varda, Sob o Mesmo Céu propõe uma investigação histórica que se entrelaça à poética do cotidiano e às experiências subjetivas da diretora, cujo trabalho é marcado por mapeamentos afetivos.

A produção é uma parceria da Bárbara Estúdio Criativo com a Pigmento Cinematográfico, e foi contemplada pelo edital de longa-metragem da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB). A equipe conta com Ana Bárbara Ramos (direção), Marcelina Moraes (produção executiva), Julia Pasmanik (assistência de direção), Bruno de Sales (direção de fotografia e roteiro) e Guga S Rocha (técnico de som direto).

Com trajetória premiada, Ana Bárbara já dirigiu oito curtas autorais exibidos em mais de 50 festivais. Entre os destaques estão Sweet Karolynne (vencedor de 20 prêmios nacionais), Cósmica (Menção Honrosa na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) e Cabaceiras (Melhor Curta no Cine PE). Ela é membra da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), da Redekino e do Movimento da Infância e Audiovisual (MIA).

Assessoria de Comunicação

Janaina Araújo

83 99684-3520

Portal Cariri em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem depreda posto de combustível fechado na divisa entre Monteiro e Sertânia

MONTEIRO-PB: Atualizado em: 14/12/2025 Um homem depredou um  posto de combustíveis que já estava fechado no distrito de Pernambuquinho, loca...