terça-feira, 30 de setembro de 2025

Pix terá botão de contestação a partir desta quarta; entenda


MAIS UMA OPÇÃO:

Atualizado em: 30/09/2025

A partir desta quarta-feira (1°), o Pix terá um botão de contestação, que permitirá aos usuários a argumentação em casos de fraude, golpe e coerção. A medida, segundo o Banco Central, faz parte das ações voltadas para o aprimoramento do MED do Pix, que permite a devolução de recursos para as vítimas de fraudes no âmbito do arranjo de pagamento instantâneo.

Segundo a autoridade monetária, o objetivo do botão é facilitar a contestação de uma transação Pix. A operação passará a ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana, e aumentar a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista, o que aumenta a chance de devolução dos valores.

O “botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. Ele é específico para fraude, golpe e coerção.

O Pix Automático será obrigatório em operações de débito interbancários para empresas ou entidades não autorizadas a funcionar pelo BC (Banco Central). A medida foi aprovada nesta quinta-feira (25) pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e pelo BC.

O pagador terá que autorizar o débito no aplicativo da instituição na qual tem a conta que será debitada. Com isso, evita que seja feito débito sem a autorização do cliente, aumentando a segurança do sistema.

De Olho no Cariri

Com: Portal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ônibus escolar de Cacimbas fica sem freio na Serra do Teixeira e motorista evita tragédia

Blog Cacimbinha News SERRA DO TEIXEIRA-PB: Hoje: 03/02/2026 Momentos de tensão foram registrados no final da tarde desta segunda-feira (02),...