sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Comporta do açude de Camalaú é aberta e águas caem no leito do Rio Paraíba


Após a abertura da caixa de descarga do Açude de Camalaú, no Cariri, ser aberta no último sábado(08), sem a autorização do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas, João Fernandes, nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, as comportas do açude foram enfim oficialmente abertas.
De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem,  a abertura da comporta do açude de Camalaú se deu através de um pedido do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).
O açude de Camalaú estava com índice relativamente baixo de água e para sua abertura, o manancial precisava sangrar pela caixa de descarga grande, que está sendo concluída ainda. Mas com o acúmulo do nível de água, a Aesa resolveu abrir a comporta pequena do reservatório.
De acordo com os dados divulgados pela Aesa, desta quarta-feira(13), o açude de Camalaú está com nível acima de 4,85 milhões de metros cúbicos de água, atingindo um percentual de 10,08 %. A capacidade total do açude de Camalaú é de 48.107.240 milhões de metros cúbicos de água.
De acordo com João Fernandes, presidente da Aesa: “A comporta do açude de Camalaú foi enfim liberada, está saindo dela um metro cúbico de água por segundo para a calha do Rio Paraíba. Não temos previsão de quando essa água chegará ao açude de Boqueirão, mas ficamos felizes pela liberação da água para o Rio Paraíba, até porque sempre foi um desejo nosso”, frisou.
Fonte: DE OLHO NO CARIRI
Postado por: Cacimbinha News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraíba registra o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, segundo CNC

  Cartões de créditos PARAÍBA: Publicado hoje, 14/05/2024 A Paraíba apresenta o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, com 5,...