sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Após seis meses de pandemia, secretário avalia que crise provocada pela covid-19 possibilitou melhorias no equipamento da rede de saúde da Paraíba


Com cerca de seis meses de pandemia na Paraíba quando ocorreu a publicação do primeiro Decreto Estadual, a Gestão da Rede de Unidade de Saúde avaliou o cenário e o Plano de Contingenciamento desenvolvido para enfrentar a doença. O secretário executivo da pasta, Daniel Beltrammi, relata que a situação atual dos casos na Paraíba atingiu o pico da doença e segue estabilizado.

“Com uma média de 700 casos novos por dia e mantendo um número entre 10 e 15 óbitos ocorridos por data de notificação ou nas últimas 24h. Fazendo uma cronologia da pandemia, os primeiros 10 mil casos ocorreram em um intervalo de aproximadamente 60 dias, demorando apenas 120 para chegar as mais de 100 mil confirmações, o que aponta um crescimento rápido”, explicou.

Ainda em janeiro, quando o Estado estava em nível de alerta, foi elaborado o primeiro Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo novo Coronavírus, documento que serviria de instrumento orientador das ações dos profissionais de saúde no enfrentamento de casos suspeitos e/ou confirmados. Mesmo não tendo nenhuma suspeita da doença, a SES já executava ações no nível de perigo iminente. 

De acordo com a análise do secretário executivo, além da testagem, outras previsões foram se concretizando e ações foram implementadas nas atualizações do Plano de Contingência ao longo desses seis meses. O plano previa que 67% dos casos fossem ocorrer na 1ª Macro, 25% na segunda e 8% na terceira. Em setembro de 2020, a realidade que temos é de 62% dos casos concentrados na 1ª Macro, 22% na segunda e 16% na terceira. Isso mostra que a Vigilância em Saúde da SES desenhou um cenário próximo da realidade de como a Paraíba seria atingida.    

“A gente agora discute mais a retomada e a flexibilização de como fazer o vírus parar de alcançar as pessoas e isso é preocupante. Nossa prioridade precisa ser responder a pergunta de como vamos conseguir fazer com que o vírus saia destes níveis e diminua o contágio. Preservar a saúde nesse momento continua sendo importante, porque ninguém é invulnerável à Covid-19 e a gente não deve ser surpreendido nessa caminhada”, observa. 

De acordo com Daniel Beltrammi, não há dúvidas de que essa crise da Covid vai ajudar a Paraíba a pensar nos seus próximos 20 anos com muita qualidade. “Durante esses meses tivemos a oportunidade de equipar e melhorar a nossa rede de assistência à saúde, trabalhar a capacitação profissional e atualizar o parque tecnológico da saúde no interior do Estado. São melhorias que serão utilizadas não só durante este período da Covid, como também no pós-pandemia para cuidar da saúde de todos os paraibanos. Além disso, o nosso maior legado é o aprendizado”, completa.

FONTE: CARIRI EM AÇÃO

POSTADO POR: CACIMBINHA NEWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo divulga calendário 2024 do Orçamento Democrático; confira datas

  Orçamento Democrático GOVERNO DA PARAÍBA: Publicado hoje, 29/04/2024 O governador João Azevêdo (PSB) apresentou, na manhã desta segunda-fe...