quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Energisa monitora alerta de calor extremo na Paraíba


CALOR EXTREMO:

DATA:27/09/2023

Equipes de engenheiros e técnicos da Energisa vem monitorando a onda de calor extremo prevista para as próximas semanas no país. A Paraíba não está entre as regiões que serão mais afetadas, porém, segundo dados do Grupo Storm, empresa que presta consultoria para a Energisa sobre clima, poderá ser registrado no estado, temperaturas 5°C acima da média. A onda de calor, em partes, é um dos efeitos do El Niño que tende a favorecer que este fenômeno ocorra com maior frequência e intensidade.

Por causa das altas temperaturas, a Energisa intensificou as orientações para os colaboradores sobre os cuidados com a saúde neste período, principalmente para equipes que atuam em campo e em altura, que usam uniformes de proteção mais robustos, necessários para própria segurança, para o trabalho que executam. “Orientamos nossas equipes a andar o tempo inteiro com uma garrafa de água sempre cheia e a se manterem constantemente hidratados. Também é importante que a qualquer sinal de fadiga, cansaço, sonolência excessiva e tontura quando estiver ao sol, que o colaborador pare e tente se refrescar”, explica Lenildson Santos, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Paraíba.

Outro cuidado é com equipamentos de distribuição de energia. “A empresa tem feito um mapeamento em tempo integral de toda a rede elétrica dentre um plano chamado por nós de Ondas de Calor, que estuda e monitora os efeitos do clima e em especial do fenômeno El Niño. A Paraíba não será tão afetada quanto a região Centro-Oeste, por exemplo, mas ainda assim, estamos investindo em melhorias e manutenções para que toda rede esteja preparada para qualquer impacto que possa sofrer com o clima”, explicou Felipe Costa, gerente de operações da empresa.

O que fazer para suavizar o custo na conta de energia?

Além dos hábitos de consumo, o clima também é um fator que interfere bastante no valor da conta de luz. De acordo com a estação do ano, os dias podem ficar mais quentes ou mais frios. Essas características impactam o comportamento das pessoas e, consequentemente, modificam o consumo dos equipamentos elétricos. Dessa forma, veja algumas dicas da Energisa para suavizar o custo da conta de energia:

Ar-condicionado 

Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.

Mantenha os filtros limpos.

Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.

Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.

Se possível, priorize a posição de 23ºC.

Ventilador:

Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.

Geladeira:

Evite deixar a porta aberta.

Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.

Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.

Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.

Não forre as prateleiras.

Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

Assessoria – Energisa

Com Folha Patoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal prende piloto de aeronaves em João Pessoa

  Polícia federal TRÁFICO INTERNACIONAL: Publicado hoje, 15/05/2024 A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (15), um piloto d...