sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Primeiro eclipse solar de 2017 ocorrerá no domingo de Carnaval

Um eclipse solar acontece quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra. Foto/AFP


O primeiro eclipse solar de 2017 vai ocorrer neste domingo de Carnaval, 26. Mas, o fenômeno não poderá ser visto em Fortaleza por conta de sua localização geográfica. Apenas as cidades mais ao sul do País poderão acompanhar o fenômeno. Um eclipse solar acontece quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra.
Segundo o astrônomo Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo - localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - , quem for observar o fenômeno na cidade só vai poder ver menos de 10% do sol escurecido. Uma porcentagem, segundo ele, imperceptível. “Quem estiver próximo à linha do equador não vai poder ver porque depende das circunstâncias geométricas entre o Sol, a Terra e a Lua, envolvendo latitude e longitude”, informou ao O POVO Online.
Já quem estiver nas cidades mais ao Sul do Brasil vão poder acompanhar o fenômeno. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas irão ver cerca de 43% do sol escurecido a partir das 10h10min. Na capital gaúcha de Porto Alegre a parcela aumenta para cerca 57%, às 11h11min.
Quem estiver nessas cidades e quiser presenciar os fenômenos deve ficar atento aos cuidados. É preciso utilizar equipamento adequados para não afetar a visão. “Você tem que usar equipamentos apropriados e filtros especiais de preferência de densidade de número 14 ou máscaras de solda elétrica durante a observação”, orientou o físico do Observatório Dietrich Shiel Centro de Divulgação da Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Honel.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado Hugo Motta destina emenda de R$ 300 mil para saúde de São João do Tigre; prefeito comemora

  Márcio Leite e Hugo Mota SÃO JOÃO DO TIGRE-PB: Publicado hoje, 27/04/2024 O Deputado federal Hugo Mota, anunciou nessa sexta-feira (27/04)...