quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

TRANSPOSIÇÃO: Imagens do MPF mostram esgoto sendo jogado no canal antigo de Monteiro e confundem leitores

O Canal existe a décadas na cidade e fica paralelo ao da transposição

O Ministério Público Federal divulgou imagens de como está a situação atual do canal da Transposição do Rio São Francisco em Monteiro, denunciando que ligações clandestinas de esgoto estão jogando resíduos dentro do canal da transposição, que está sendo construído pelo Governo Federal. As imagens divulgadas pelo MPF mostram dois canais, um é de fato o canal da obra da transposição, e outro existente há décadas que fica paralelo, com esgoto sendo jogado em seu interior.
O questionamento foi feito por leitores do Cariri Ligado na cidade de Monteiro, que observaram as imagens e cobraram explicações, já que as fotos deixam bem claro que o esgoto não está sendo jogado dentro do canal que está sendo construído, e sim no antigo canal da cidade. O fato é que o canal que já existia em Monteiro, onde o esgoto está sendo jogado, vai direto para o Rio Paraíba, por onde a água do São Francisco passará em breve quando o projeto for concluído na cidade. Os dois canais desaguam no mesmo local.

O MPF em Monteiro acompanha a execução do estágio final das obras da transposição eixo leste, meta 3L, especialmente no tocante às providências ambientais e estruturais para a correta e eficiente execução dos trabalhos. O órgão, inclusive, já emitiu recomendação à Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba; à Agência Nacional de Águas (Ana); à Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa/PB); ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); ao Ministério da Integração Nacional; além da PB Construções LTDA, empresa responsável pela obra do “rasgo” no açude de Poções em Monteiro, orçada em mais de R$ 19 milhões.
Cariri Ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado Hugo Motta destina emenda de R$ 300 mil para saúde de São João do Tigre; prefeito comemora

  Márcio Leite e Hugo Mota SÃO JOÃO DO TIGRE-PB: Publicado hoje, 27/04/2024 O Deputado federal Hugo Mota, anunciou nessa sexta-feira (27/04)...