quarta-feira, 15 de abril de 2020

Coronavírus: veja como higienizar a casa


Com a pandemia do novo coronavírus e as orientações de permanecer em casa em isolamento social, várias dúvidas surgem sobre a maneira correta de higienizar os ambientes para que o afastamento seja realmente eficaz. Até porque, muitas pessoas ainda precisam trabalhar fora ou em algum momento, acaba sendo necessário ir às ruas para adquirir suprimentos, remédios ou simplesmente pegar uma encomenda com o entregador. Nesses casos, quais medidas são importantes dentro de nossas casas, para evitar a propagação do vírus e a contaminação da Covid-19?
Especialistas orientam que lavar as mãos frequentemente com água e sabão e fazer uso de álcool em gel, são medidas essenciais para conter o avanço do vírus, mas, manter também os ambientes limpos, é imprescindível.  
Para esclarecer a forma correta de higienização dos ambientes domésticos e de alguns objetos corriqueiros no dia-a-dia de todos, como celular e computadores, conversamos com a farmacêutica Sayonara Barcelos, especialista em farmácia magistral, que ainda ensina como preparar em casa uma solução de hipoclorito de sódio a 0,1%, receita barata e eficaz contra o coronavírus. 
1) Qual é o primeiro procedimento de higiene/limpeza ao chegar em casa? 
Primeiro deve-se traçar na residência uma linha delimitando a área suja da área limpa. Assim que chegar em casa recomenda-se pisar apenas na zona suja e passar para a zona limpa só após calçar um sapato limpo, e quem puder recomenda-se também tirar a roupa nessa área e armazená-la num cesto de roupa suja. Também é importante deixar nessa área o álcool em gel ou a solução sanitizante para higienizar as mãos antes de entrar em casa, ou antes de ter acesso aos outros cômodos da casa.
2) As roupas, sapatos e acessórios como bolsas e mochilas podem levar o vírus para dentro de casa? Como desinfetá-los de forma correta, porém sem danificar os materiais?
Sobre roupas, sapatos, bolsas e acessórios deve primeiro observar as orientações nas etiquetas. De forma geral, a maneira correta de higienizar os materiais que são laváveis, como plástico e couro ecológico, podem ser limpos com álcool 70%, só aplicar o produto num pano limpo e passar na superfície do objeto que foi transportado para a rua. A maioria dos produtos que não podem ser limpos com álcool 70%, pode ser higienizado com álcool isopropílico 75% ou até mesmo com água e sabão utilizando uma esponja. 
3) Como deve ser feita a limpeza do banheiro? Deve ser tomado algum cuidado extra com a higienização do vaso sanitário, torneiras, bancada da pia, etc?
Se as pessoas que estão utilizando o banheiro, estão circulando com pessoas contaminadas ou se nessa casa tem pessoas que se enquadram no grupo de risco, como o caso dos idosos, deve-se ter muita preocupação com esse ambiente. Acabou de tomar banho, o banheiro deve ser higienizado. Para facilitar sua higienização, pode ter um borrifador com a solução de água sanitária a 0,1%. Deve borrifar por toda superfície como bancadas, vaso sanitário, pia, deixar agir por um minuto e depois passar um pano limpo secando esse ambiente. No chão do banheiro e no box pode jogar essa solução e esfregar normalmente. Essa solução também pode ser utilizada nos puxadores e torneiras. 
4) E a cozinha? Como deve ser higienizada corretamente?
Vale ressaltar, que uma vez feito os procedimentos de higienização para entrar dentro de casa, os locais que tiveram em contato com as mãos não serão contaminados. Mas durante a rotina de dentro do lar a cozinha também deve ser limpa com essa solução de hipoclorito porque é um material barato, fácil de preparar e eficaz. Toda a cozinha pode ser limpa com essa solução desde porta de geladeira, maçanetas, torneiras e chão da cozinha. Se chegar alguém em casa que tenha esquecido de lavar as mãos também pode borrifar a solução no local de contato e após é só passar um pano seco.
5) Como limpar superfícies como bancadas da cozinha, banheiro e mesas para eliminação do vírus?
Os locais de maior manipulação, como a bancada da cozinha e do banheiro, podem despejar a solução de hipoclorito a 0,1% e deixar agir por um a dois minutos. Após o tempo indicado é só enxaguar e fazer a secagem do local.
6) Qual produto deve ser utilizado para limpar o chão? Existe um produto específico para cada tipo de piso?
Para a higiene normal do lar, para se ter um pouco mais de segurança, além da limpeza com água e sabão, que é comum, pode ser feita antes de tudo essa solução de hipoclorito a 0,1%. Normalmente não tem contraindicação para os pisos, podendo ser aplicada em toda casa. Lembrando que a solução deve ser preparada sempre para porções diárias, já que o cloro é um produto instável e pode perder sua eficácia com muita facilidade.
7) Como higienizar maçanetas, interruptores, corrimão, etc.?
Também pode ser utilizado a solução de hipoclorito. Como essa concentração é bem baixa, não tem perigo de superfícies de metais oxidarem. Interruptores também podem ser higienizados dessa forma. Essas superfícies também poderiam serem limpas com álcool 70%, mas devido a escassez do produto no mercado a solução atende com eficácia, além do álcool ser um produto com custo mais elevado. 
8) Como limpar eletrônicos de forma eficiente sem danificá-los (celular, telefone fixo, tablet, notebook, computador, controle remoto)?
Nesses casos requer uma tenção especial porque esses aparelhos não podem ser limpos com soluções que contenham água, ou outro agente oxidante, ou poderia danificá-los. O mais indicado para esses objetos é o álcool isopropílico, inclusive esse produto faz uma proteção nesses aparelhos sem causar danos aos componentes eletrônicos. Vale ressaltar, que o álcool isopropílico é facilmente encontrado em farmácias de manipulação.  
9) Quais cuidados devem ser tomados com a limpeza quando há pessoas infectadas em casa?
Tendo uma pessoa contaminada em casa, os pratos e talheres devem ser pegos pela pessoa cuidadora de preferência com a mão com luvas, e/ou após higienizar as mãos com álcool 70% ou solução de hipoclorito. Um detalhe importante é que os pratos e outros objetos contaminados não sejam colocados direto embaixo da torneira, para evitar que sejam espalhadas gotículas pela cozinha e, consequentemente, contaminando o ambiente. O ideal é que esse material seja submerso numa bacia com a solução de hipoclorito. Imerge e deixa por dois minutos e, após a imersão, fazer a lavagem com água e sabão normalmente. 
Para roupas de cama e roupas pessoais, elas devem ser lavadas com maior frequência com água e sabão, podendo ser colocadas também uma porção de água sanitária (que equivale aproximadamente uma tampinha de água sanitária para 20l de água, para não danificar as roupas), o que reforça a higiene. Ressalta-se que todos os cuidados já mencionados, devem ser realizados pela pessoa responsável pela limpeza sempre utilizando luvas. Vale observar, que para higienização de ambientes com pessoas contaminadas, recomenda-se uma solução mais concentrada a 0,5% de hipoclorito. 
Orientações de preparo para a solução sanitizante de hipoclorito a 0,1%:
Ingredientes:
  • Água limpa 
  • Hipoclorito de sódio – popularmente conhecido como água sanitária, com concentração de 2% a 2,5%
Para preparar a solução, a farmacêutica utiliza um produto de fácil acesso no mercado, devendo o consumidor observar no rótulo se o produto tem a concentração entre 2% a 2,5%. Para preparar 1 litro da solução deve utilizar 50 ml de água sanitária + 950ml de água limpa. Ou escolher um recipiente como medidor referência, nesse caso, para 1 medidor de água sanitária, deve-se acrescentar 19 medidores do recipiente de água limpa. 
Com FaNoticias
Com Cariri em Ação
Postado por: Cacimbinha News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraíba registra o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, segundo CNC

  Cartões de créditos PARAÍBA: Publicado hoje, 14/05/2024 A Paraíba apresenta o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, com 5,...