sábado, 5 de outubro de 2024

Voo da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano

 

Aeronave fará escala em Portugal antes de seguir viagem

DE VOLTA AO BRASIL:

Publicado hoje, 05/10/2024

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, capital libanesa. às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado (5) com 229 brasileiros e 3 pets a bordo.

De acordo com nota do governo federal, está prevista uma escala em Lisboa (Portugal) para reabastecimento antes da decolagem para o Brasil. 

A aeronave deve pousar na manhã deste domingo (6), por volta das 10h, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde os repatriados serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O voo faz parte da primeira fase da Operação Raízes do Cedro, do governo federal, de repatriação de brasileiros. 

A aeronave chegou a Beirute às 11h22 (no horário de Brasília). O avião partiu de Lisboa, em Portugal, no início da manhã. 

Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.

A repatriação estava prevista para sexta-feira (4), mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.

 Fonte: Agência Brasil.

Voto nas Eleições 2024 não servirá como prova de vida no INSS

 


ELEIÇÕES 2024:

Publicado hoje, 05/10/2024

TSE nega qualquer acordo com o órgão para estender a presença do eleitor nas urnas a efeitos que vão além do exercício do voto no pleito municipal.

As eleições de 2024 não podem ser usadas como prova de vida para os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em nota, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou qualquer acordo com o órgão para estender a presença do eleitor nas urnas a efeitos que vão além do exercício do voto no pleito municipal.

A prova de vida do INSS é um procedimento, feito de forma anual, que comprova que o pensionista está vivo e pode continuar recebendo o benefício. A ideia é garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

“O voto é exercício da cidadania e, no dia da eleição em 2024, nada mais será apurado nem utilizado para qualquer cidadã ou cidadão de qualquer idade que não a escolha de seu representante no Poder municipal”, informou a Corte Eleitoral.

Conforme o TSE, a mesma informação falsa circulou nas redes sociais nas eleições de 2022. “A comunicação da Justiça Eleitoral é feita apenas pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral e pelos tribunais regionais eleitorais e cartórios eleitorais, nos quais se incluem os sites oficiais”, finalizou.

Para fazer a prova de vida, o pensionista não precisa ir ao banco ou a agências do INSS, mas pode optar pela comprovação por meio do aplicativo “Meu INSS”.

Cariri em Ação

FONTE: Portal Correio.

Período eleitoral é o mais violento dos últimos 5 anos na política, diz estudo

 


ELEIÇÕES 2024:

Publicado hoje, 05/10/2024

Dados revelam uma escalada no número de casos e indica como desafio urgente para a democracia do país, segundo analistas.

O terceiro trimestre de 2024, que inclui a reta final das pré-campanhas e a maior parte do período eleitoral das disputas municipais, registrou 323 casos de violência contra figuras da política brasileira. É o trimestre mais violento dos últimos cinco anos, segundo levantamento do Observatório de Violência Política e Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O estudo, cuja série histórica começou em 2019, revela uma escalada no número de casos em eleições municipais e indica como desafio urgente para a democracia do país, segundo analistas ouvidos pela reportagem, o resgate da civilidade e do espírito republicano na disputa eleitoral.

Os números de julho, agosto e setembro superam os últimos três meses de 2020 – que incluem o período eleitoral daquele ano -, quando os pesquisadores catalogaram 236 casos. Neste ano, foram 242 considerando as mesmas categorias de pesquisa: violência física e psicológica. Os outros 81 casos foram tipificados como violência de natureza semiótica (como desqualificação e objetificação), econômica (roubo ou vandalismo) e sexual (assédio, importunação e ameaça de estupro), novas categorias no estudo.

Com os dados deste último trimestre, 2024 chega à marca de 510 casos de violência política em todo o país. “O aumento da violência na época de eleição era um dado esperado, mas acabamos batendo recordes que assinalam o agravamento deste cenário”, disse Miguel Carnevale, pesquisador do Observatório.

Enquanto episódios que vão de soco a cadeirada aconteciam em frente às câmeras na corrida pela Prefeitura de São Paulo, casos no interior faziam o estado chegar à soma de 58 ocorrências de violência política nos últimos três meses, incluindo 21 agressões físicas e três homicídios: foram mortos um vereador em Sandovalina, um ex-vereador em São Vicente e um candidato a vereador em Santo André. Logo atrás de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro foi o que mais registrou casos, com 42. Depois, Ceará, com 23; Bahia, com 22; e Paraíba, com 21.

Partidos

Atentado, desqualificação e homicídio fecham a lista de tipos de violência política com maior número de ocorrências neste trimestre. A Unirio mostra que a violência política atinge quase todos os partidos. Filiados de 25 das 29 siglas brasileiras estão entre as vítimas no período. Petistas aparecem em 38 ocorrências; MDB e União Brasil têm 36 cada; PL, com 33; e PSD, com 23, vêm em seguida.

Autoridades reagiram à escalada de casos preocupantes no país. A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, anunciou no último domingo a criação de um Observatório Permanente Contra a Violência Política para averiguar, relatar e estabelecer bases para o combate de casos do tipo.

”A política existe para que os conflitos sejam resolvidos pelo diálogo, dentro das instituições e à luz da lei. A violência é a negação da política e dos princípios da civilidade”, afirmou o cientista político Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Parte da responsabilidade vem da violência retórica. Em contextos políticos polarizados, temos uma visão de que um adversário não é visto como um adversário, mas sim um inimigo a ser eliminado”.

Segundo Carnevale, o “ponto de partida para a resolução é retomar o debate cívico e fortalecer a presença institucional”. “Tivemos avanços, como leis para combater violência de gênero, criação de monitoramentos e trabalhos de combate à violência. Sem centralizar o debate sobre a questão no ambiente político, o problema tende a se cristalizar”, afirmou o pesquisador.

Cariri em Ação

FONTE: Portal Correio.

Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa

 



LISBOA-PORTUGAL:

Publicado hoje, 05/10/2024

O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará a repatriação de brasileiros no Líbano decolou neste sábado (5) de Lisboa, em Portugal, com destino a Beirute.

De acordo com a FAB, a aeronave decolou às 6h55 e tem pouso previsto na capital libanesa às 11h (horário de Brasília). 

A expectativa da primeira fase da Operação Raízes de Cedro é repatriar 220 brasileiros que estão no Líbano. O objetivo da operação é trazer ao país até 500 pessoas por semana. Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês.

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (4), mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.

Fonte: Agência Brasil.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição em Serra Branca

 


SERRA BRANCA-PB:

Publicado hoje, 04/10/2024

O corpo do idoso Geraldo Soares da Silva foi encontrado em estado de decomposição nesta quinta-feira (3) na zona rural de Serra Branca, no Cariri da Paraíba. Conhecido como Geraldo de Biu, ele estava desaparecido desde o último dia 19 de agosto.

Segundo informações apuradas pela reportagem, o corpo de Geraldo foi encontrado no sítio Serrinha, apresentando sinais de crueldade. A família fez diversas publicações nas redes sociais, e a imprensa deu amplo destaque ao desaparecimento do idoso.

A família mantinha a esperança de encontrá-lo com vida, mas essa expectativa foi dissipando-se ao longo do tempo, até que apenas o corpo de Geraldo foi localizado.

A Polícia Civil (PC) está investigando o caso. Em meio à dor, uma família enlutada agradeceu o empenho de todos que se mobilizaram na busca pelo ente querido.

CARIRI EM AÇÃO

Com Heleno Lima.

Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais



LEI SECA:

Publicado hoje, 04/10/2024

Pelo menos nove estados brasileiros proibirão a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais, marcadas para o próximo domingo (6). Em seis deles, a medida valerá em todo o estado: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas.

Em outros três, a medida será restrita a zonas eleitorais específicas. No Tocantins, serão quatro zonas, enquanto em Mato Grosso serão três, segundo informações dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Em Goiás, o TRE não informou sobre as zonas que terão a chamada Lei Seca, mas pelo menos uma delas anunciou que adotará a proibição.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas durante as eleições é decidida localmente pelas autoridades de segurança pública e eleitorais. A ideia é reduzir os riscos de desordem que prejudiquem o processo eleitoral. Em alguns estados, a decisão coube às secretarias de Segurança, como foi o caso dos estados do Piauí, Maranhão e de Alagoas.

No Acre, a decisão coube aos juízes eleitorais de primeira instância. Os responsáveis pelas nove zonas eleitorais do estado expediram portarias decretando a Lei Seca em suas respectivas áreas. Nos estados de Mato Grosso, do Tocantins e de Goiás, a definição também ficou por conta dos magistrados de cada zona.

Já no Pará, as regras da Lei Seca serão definidas em comum acordo entre os juízes eleitorais e a Polícia Civil dos municípios, “avaliando as especificidades, o contexto e a situação de cada localidade. Porém, a publicação de portaria com as normas para todo o estado é de responsabilidade da Secretaria estadual de Segurança Pública, por meio da Delegacia Geral de Polícia Civil. A partir desse documento, os juízes eleitorais podem definir os horários da Lei Seca, de acordo com a realidade dos municípios”.

O TRE do Amapá informou em nota, na noite de terça-feira (1º), que os juízes cumprirão rigorosamente a Portaria da Lei Seca, “garantindo a ordem e a segurança nos dias que antecedem e no próprio dia das eleições”, sem indicar quem seria o responsável pela decisão.

Estados sem proibição

Entre os estados que confirmaram à Agência Brasil que não haverá Lei Seca durante as eleições, estão Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No caso do Paraná e de Pernambuco, os TREs informaram que a decisão caberia às secretarias de Segurança, mas que não haviam recebido qualquer notificação até essa quarta-feira (2).

No caso do Espírito Santo, ocorreu o oposto. A Secretaria de Segurança informou que a decisão caberia ao TRE e que não tinha recebido nenhuma notícia de aplicação da Lei Seca. Na Bahia e no Ceará, as secretarias de Segurança informaram que a decisão caberia aos TREs e solicitaram que a Agência Brasil procurasse os respectivos tribunais, os quais não responderam ao questionamento.

Nos demais estados, nem o TRE nem a Secretaria de Segurança responderam à Agência Brasil. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que se posiciona contra a Lei Seca nas eleições, informou que, além do RS, de MG, PE, do PR, ES e RJ, os estados de São Paulo, Sergipe, da Paraíba, Bahia e do Rio Grande do Norte decidiram não fazer qualquer restrição à venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. “Nos estados que ainda tèm lei seca, a Abrasel tem recorrido para derrubá-la”, informou a assessoria de imprensa da associação.

Conectado com a Notícia

Fonte: Agência Brasil.

Gastos de candidatos com panfletos e adesivos chegam a quase R$ 1 bilhão em 2024



GASTOS DOS CANDINDATOS:

Publicado hoje, 04/10/2024

Apesar da força e do alcance da internet, os candidatos às eleições municipais deste ano continuam recorrendo aos materiais impressos tradicionais para massificar a visibilidade junto aos eleitores.

Dados parciais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que já foram gastos R$ 922 milhões com panfletos e adesivos na campanha. Os números ainda devem crescer até o fim da campanha eleitoral. Os candidatos têm até o dia 16 de novembro para encaminharem as prestações de contas referentes aos dois turnos das eleições.

Até esta quinta-feira (3), o sistema de dados do TSE mostrou que os candidatos haviam gasto R$ 697 milhões com materiais impressos, como panfletos, e R$ 225 milhões apenas com adesivos.

Quando somadas, essas despesas totalizam um valor quase sete vezes maior do que o investimento em impulsionamento digital — como anúncios nas redes sociais —, que soma R$ 143 milhões, mesmo com o celular, principal meio de acesso à internet, presente na vida de 258 milhões de brasileiros.

Além disso, R$ 10,2 milhões destinados a materiais impressos e R$ 2,2 milhões para adesivos foram pagos via PIX. Esta é a primeira vez que os candidatos em eleições municipais podem utilizar essa forma de pagamento desde o início das campanhas, já que o PIX foi implementado em outubro de 2020.

Regras

No dia da eleição, a distribuição de panfletos e outros materiais impressos nas proximidades dos locais de votação é proibida pela legislação eleitoral. O eleitor pode demonstrar seu apoio a um candidato, mas essa manifestação deve ser feita de forma “silenciosa”, utilizando bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros itens semelhantes.

Segundo a resolução 23.610 do TSE, é permitido o uso de adesivos microperfurados cobrindo até a totalidade do para-brisa traseiro dos veículos.

Em outras partes do carro, os adesivos não podem ultrapassar meio metro quadrado — exceder essa dimensão é considerada publicidade irregular, de acordo com a norma. Portanto, envelopar carros com propaganda eleitoral é proibido.

Denúncias

Em funcionamento desde 16 de agosto, data de início da propaganda eleitoral, o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu 75 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular vindas de todo o país até a tarde de quinta-feira (3).

As denúncias envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propaganda irregular. Os eleitores de São Paulo foram os que mais denunciaram: 14.305 registros. Na sequência, vêm Minas Gerais (11.830) e Rio de Janeiro (7.430).

Com: Portal Correio.

Cinco pessoas são internadas após consumirem bolo ‘batizado’ em João Pessoa


JOÃO PESSOA-PB:

Publicado hoje, 04/10/2024

Cinco pessoas de uma mesma família foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na noite dessa quinta-feira (3), em João Pessoa, após suspeita de envenenamento ao consumirem um bolo, provavelmente com sonífero, no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa.

Segundo informações, um dos membros da família teria recebido o bolo de uma amiga e levado para casa. Após o consumo, as pessoas começaram a apresentar sintomas de sonolência, o que levou ao acionamento do SAMU. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa para receber atendimento médico.

De acordo com o socorrista que participou da operação, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB) foram mobilizadas para o resgate. A origem do bolo ainda será investigada pelas autoridades, que irão apurar se houve algum envolvimento intencional no possível envenenamento.

Conforme o boletim médico, entre as vítimas, há um idoso de 72 anos, uma criança de 10 anos e três adultos com idades entre 24 e 42 anos. Todos as pessoas que consumiram o alimento apresentam sintomas como sonolência e mal-estar.

As vítimas passaram por procedimentos médicos de urgência de desintoxicação. Eles estão com o quadro clínico regular. Já o bolo foi levado para a perícia para dar continuidade nas investigações. Há suspeita de que o alimento tenha sido entregue de proposito.

Com: Portal Correio.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Mais de 600 kg de drogas apreendidas são incineradas pela Polícia Civil na Paraíba


NA PARAÍBA;

Publicado hoje, 03/10/2024 

A Polícia Civil incinerou 630 kg de maconha apreendida na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com o delegado da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Allan Terruel, a incineração desta quarta-feira (2) é a segunda realizada durante o ano de 2024.

As drogas apreendidas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram  encaminhadas para a DRE e todo o material é catalogado. Após essa catalogação, as drogas são levada para uma carvoaria onde são incineradas.

Cariri In Foco

Com PB Agora.

Primeiro voo de repatriação deve trazer 220 brasileiros de Beirute



MUNDO:

Publicado hoje, 03/10/2024 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, concederam entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (3) para detalhar a operação que deve trazer os primeiros brasileiros do Líbano para o Brasil.

O primeiro voo de resgate parte nesta sexta-feira (4) de Lisboa, em Portugal, para a capital libanesa. O avião da Força Aérea Brasileira, um KC-30, deve chegar a Beirute por volta de 10h, horário de Brasília, 16h, horário local, retornando em seguida para a capital portuguesa. De Lisboa, ele seguirá para São Paulo, onde o desembarque está previsto para às 8h de sábado (5).

O Itamaraty estima em 220 o número de passageiros nessa primeira repatriação. O objetivo do governo brasileiro é repatriar cerca de 500 pessoas por semana. Terão prioridade de embarque idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.

Alternativas:

"Estamos repetindo o que fizemos de outubro do ano passado até o início desse ano com relação aos brasileiros que estavam na Palestina, Faixa de Gaza e Israel. A operação foi muito bem-sucedida, com cerca de 1.600 cidadãos repatriados", lembrou Mauro Vieira.

As rotas dos voos podem sofrer alterações em função das condições de segurança. Perguntado sobre uma possível saída pela Síria, por base russa, o ministro da Defesa disse que outras alternativas estão sendo examinadas.

Ao todo, cerca de 20 mil brasileiros residem no Líbano. O país se tornou alvo de ataques israelenses nos últimos dias. Israel combate integrantes do Hezbollah no território libanês.

Até o momento, só pousaram no Líbano, para repatriação, aeronaves de quatro países. Estima-se que o Brasil será o sétimo país a ter uma aeronave de resgate com pouso autorizado.

Fonte: Agência Brasil.

Morre o jornalista Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos



JORNALÍSMO EM LUTO:

Publicado hoje, 03/10/2024

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos.

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e enterro.

Vida e carreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos no último domingo (29).

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.

Ele estreou o JN

Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o 1º telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969, e Cid dividiu a bancada com Hilton Gomes.

Cid Moreira contou do nervosismo na estreia daquele que, em pouco tempo, seria o principal telejornal da televisão brasileira. “Eu chegava no horário de fazer o jornal, não participava da redação. Eu só ia para apresentar o jornal. Naquele dia, cheguei e vi aquele nervosismo, todo mundo preocupado. E, para mim, era normal. Mas no dia seguinte, vi na capa do jornal O Globo: ‘Jornal Nacional…’ Aí comecei a perceber a dimensão”, revelou ao Memória Globo.

Dois anos depois, iniciou uma parceria de longa data com Sérgio Chapelin. Durante 26 anos, Cid foi o principal rosto do JN. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu “boa-noite” diário marcou a televisão brasileira.

Em 1996, uma reformulação do programa trouxe novos apresentadores, William Bonner e Lillian Witte Fibe, com Cid Moreira dedicando-se à leitura de editoriais.

‘Senhor de todos os sortilégios’

Paralelamente, Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia, em 1973, revezando com outros apresentadores. Em 1999, ele narrou o famoso quadro de Mr. M, que se tornou um grande sucesso do programa. Sua voz icônica ficou tão ligada ao quadro que ele entrevistou o próprio Mr. M quando o ilusionista visitou o Brasil no ano seguinte.

A partir da década de 1990, Cid começou a se dedicar à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um grande sucesso de vendas.

Em 2010, foi lançada a biografia “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira. Durante a Copa do Mundo daquele ano, ele gravou a famosa vinheta “Jabulaaani!” para a cobertura do “Fantástico” e programas esportivos da Globo, adicionando mais um capítulo à sua ilustre carreira.

FONTE: G1 RIO

Polícia Federal prende candidato a prefeito que fez “chuva de dinheiro” para eleitores



MUITO DINHEIRO:

Publicado hoje, 03/10/2024

Candidato à prefeitura de Coari, Dr. Raione Cabral (Mobiliza) foi pela Polícia Federal nesta quarta-feira 2 após promover uma “chuva de dinheiro” em uma praça pública do município localizado no interior do Amazonas.

Ele foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Cabral responderá por possíveis crimes de corrupção eleitoral e caixa dois, cujas penas somadas podem chegar a 9 anos de prisão.

Vídeos que circulam em redes sociais mostram o alvoroço causado pela ação do candidato. Enquanto ele joga as notas da base de uma estátua de Cristo, um grupo corre para pegar o dinheiro. Carros e motos são deixados em meio à rua e seus condutores, que também vão atrás das notas.

A defesa do candidato disse que não houve cometimento de crime através de um vídeo publicado nas redes sociais. Por meio de nota, o diretório estadual do Mobiliza afirmou não reconhecer a candidatura de Cabral e, por isso, preferiu não comentar a prisão dele.

Advogado, Raione Cabral é conhecido por fazer forte oposição ao ex-prefeito Adail Pinheiro (Republicanos), seu principal adversário nas eleições deste ano, e aos familiares do ex-gestor.

Com quase 74 mil moradores, Coari é o sexto município mais populoso do Amazonas. De lá até Manaus, as viagens de barco costumam levar sete horas. Já de avião, são duas horas. Por terra, é necessário fazer um trajeto de mais de 3,4 mil quilômetros.

A legislação eleitoral proíbe “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer a abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Cabral não declarou nenhum bem à Justiça Eleitoral. No início de setembro, ele renunciou à candidatura para apoiar Harbem Avelar (PMB) na corrida pela prefeitura. A aliança tem o objetivo de unir forças contra a candidatura de Pinheiro. Até o momento, contudo, o advogado aparece oficialmente como candidato no sistema do TSE.


Com: Cariri em Ação.

Mais de 9 mil policiais militares participam de esquema de segurança das Eleições na Paraíba


ELEIÇÕES 2024

Publicado hoje, 03/10/2024 

Mais de 9 mil policiais militares participam de esquema de segurança durante as Eleições Municipais de 2024 em todo o estado da Paraíba. O primeiro turno da votação acontece no domingo, 6 de outubro.

Durante a “Operação Voto Seguro 2024”, os policiais escalados irão atuar em mais de 1800 locais de votação em 68 zonas eleitorais.

De acordo com informações da Polícia Militar, um dos focos da segurança será a região metropolitana de João Pessoa, que concentra a maior parte dos eleitores.

Na quarta-feira (2), policiais militares da capital foram enviados para o sertão para reforço na segurança durante o pleito.

Os embarques de policiais continuam na quinta-feira (3) e sexta-feira (4) para as regiões polarizadas por Campina Grande e Guarabira, além da grande João Pessoa e litoral sul.

Cariri em Ação

Com: Click PB.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Candidato a prefeito de SJ do Tigre Márcio Leite do REPUBLICANOS concede entrevista na rádio Serra Branca FM


ENTREVISTA:

Publicado hoje, 02/10/2024

O candidato a prefeito de São João do Tigre Márcio Leite, do REPUBLICANOS foi entrevistado nesta quarta feira, 02, no programa JORNAL DO MEIO DIA da rádio SERRA BRANCA FM.

Durante a entrevista que durou cerca de 01 hora, Márcio, que é candidato único na majoritária no município, discorreu sobre suas propostas para o seu 2º mandato em diversas áreas como saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda e outros.

Reportagem completa com Blog do Fábio Brito.

Governador garante manutenção de recursos aos municípios independente de cor partidária de prefeitos que serão eleitos



PARAÍBA:

Publicado hoje, 02/10/2024 

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), na manhã desta quarta-feira (02/10), durante entrevista, garantiu a manutenção de recursos aos municípios independente de legenda ou cor partidária de prefeitos que serão eleitos.

Segundo João isso se trata “de uma forma de fazer gestão e de uma forma de fazer política” que enfatizou ter realizado durante a sua gestão ações nos 223 municípios paraibanos mesmo sem ter o apoio de todos os prefeitos.

“Não se faz obra para aliado, nem pra prefeito… você faz obra em função da demanda que surge da população“, frisou o governador.

“A população que mora no pequeno município tem que ser tratada com a mesma dignidade de quem mora num grande município“, disse João Azevêdo.

Blog do Bruna Lira.

Com: Portal da Capital.

Homem é preso por descumprir medidas protetivas e ameaçar de morte a ex-mulher

 

NO CARIRI:

Publicado hoje, 02/10/2024

Um homem de 35 anos foi preso, na manhã desta terça-feira (1º), por descumprir medidas protetivas, perseguir e ameaçar a ex-mulher. O caso aconteceu em Taperoá, município do Cariri paraibano.

O homem foi preso em flagrante. Ele estaria perseguindo a ameaçando matar a ex-mulher. Inicialmente, o suspeito foi conduzido até a delegacia de Taperoá, onde recebeu voz de prisão.

De acordo com delegada Mairan Moura, o suspeito será levado até a carceragem da Polícia Civil em Patos. Em seguida, ele passará por audiência de custódia.


Com: Cariri em Ação.

Idoso não resiste a ferimentos e falece após tentativa de duplo homicídio em Camalaú


CAMALAÚ-PB:

Publicado hoje, 02/10/2024 

Um idoso de 73 anos, identificado como José Cordeiro, conhecido como Zé de Hosana, não resistiu aos ferimentos e faleceu após ser baleado em uma tentativa de duplo homicídio na noite deste domingo (29) na cidade de Camalaú.

Durante a ação, seu neto de 4 anos também foi atingido, mas, felizmente, recebeu atendimento e já foi liberado. Segundo informações preliminares, o avô era o alvo principal dos criminosos, enquanto o menino foi atingido por uma bala perdida.

Dois homens encapuzados e armados invadiram a residência do idoso e dispararam contra ele enquanto estava na cozinha. Zé de Hosana foi gravemente ferido e levado ao Hospital Regional de Monteiro, onde permaneceu intubado e sob cuidados médicos até sua morte.

Cariri In Foco

Com: Paraíba da Gente.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira


CONTA DE LUZ:

Publicado hoje, 01/10¹2024

A partir desta terça-feira (01) a conta de energia elétrica vai ficar mais cara. O anúncio havia sido feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A partir de outubro, a bandeira tarifária aplicada às contas de luz será vermelha patamar 2, o que significa uma cobrança extra de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos.

Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas.

Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.


Com: Cariri em Ação.

Prazo para baixar e-Título termina no dia 5


E-TÍTULO:

Publicado hoje, 01/10/2024

E-título só poderá ser usado nas eleições municipais de 2024, se o cadastro estiver atualizado ou for feito até o dia 05 de outubro.

Eleitores têm até o dia 5 de outubro -véspera do primeiro turno- para baixar o e-Título, aplicativo móvel da Justiça Eleitoral. Depois da data, o download fica indisponível, mas quem já tem o aplicativo pode usá-lo normalmente para acessar dados como situação eleitoral e local de votação.

O e-Título também pode ser utilizado como documento oficial na hora de votar. Para isso, é necessário estar atualizado e ter foto. Outra funcionalidade dele é para justificar no dia do pleito a impossibilidade de comparecer ao local de votação.

O download do aplicativo está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Depois de baixar o app, é solicitado ao usuário inserir dados já cadastrados na Justiça Eleitoral, como nome completo e filiação.

A eleição 2024 está marcada para o primeiro domingo de outubro, dia 6. A votação começa às 8h e vai até as 17h no horário de Brasília.

O segundo turno acontece, nas cidades em que houver, no dia 27 do mesmo mês.
O pleito definirá prefeitos e vereadores por todo o país. A votação ocorrerá em mais de 5.500 cidades e vai mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE.

Cariri em Ação

FONTE: Portal Correio.


Três assaltantes armados roubam mãe e filho em Juazeirinho, levando moto e celulares

 


JUAZEIRINHO-PB:

Publicado hoje, 01/10/2024

Na noite desta segunda-feira (30), por volta das 21 horas, três bandidos armados assaltaram uma mãe e seu filho em um loteamento na zona norte de Juazeirinho, na saída para o sítio Antônio Ferreira.

A mulher, que retornava de um hospital em João Pessoa, havia solicitado que o filho a buscasse em Juazeirinho. Durante o trajeto para casa, eles foram abordados por três meliantes armados no meio da estrada.

Os assaltantes ameaçaram o motociclista, forçando-o a parar o veículo. Em seguida, anunciaram o assalto e exigiram que mãe e filho entregassem seus pertences. Além da moto, o trio roubou dois aparelhos celulares antes de fugir.

A moto foi posteriormente abandonada, encontrada e já está de volta ao legítimo proprietário. No entanto, os celulares permanecem com os assaltantes.

Cariri em Ação

Com: Heleno Lima.

Voo da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano

  Aeronave fará escala em Portugal antes de seguir viagem DE VOLTA AO BRASIL: Publicado hoje, 05/10/2024 A aeronave KC-30 da Força Aérea Bra...